terça-feira, 22 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
A estrela mais brilhante no nosso Instituto!
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Napoleão Bonecoparte de Vudu
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Nos próximos dias 28 e 29 de Novembro, coincidindo com o 1º retiro IFTniano, o Banco Alimentar contra a fome vai realizar mais uma recolha de alimentos, para preparar o Natal.
Sugiro que enriqueçam o vosso fim-de-semana, aproveitando que Vieira tem Pingo Doce, contribuindo. Javalis... só em patê (não perecível, pelo menos nos próximos meses)!
E, claro, divirtam-se! Eu fico à espera de fotos e outros testemunhos...
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Fim-de-semana em Vieira
Venho por este meio deixar algumas indicações e pedidos a quem dar-me-á o prazer de estar presente em minha casa. Neste momento, há 7 confirmações (eu, Pérola, Sónia Simão e Tiago, Alferes e Inês e Joaninha). Há ainda 3 casos ainda indefinidos, que logo se vê no que resultam:
- Peço então ao Alferes e à Sónia Simão que levem lençóis de casal, pedindo aos restantes que levem também, mas não será necessário que sejam de casal... Em alternativa podem obviamente levar sacos-cama, mas suponho que prefiram lençóis. Eu próprio fá-lo-ei. Este pedido não se deve a falta de lençóis lá na casa, mas sim a, desta forma, facilitar a vida de quem limpa a casa semanalmente, não dando demasiado trabalho a cada um de vocês, espero eu. Do mesmo modo, peço a todos que levem toalhas de banho.
- Por outro lado, seria bom que, quem tem, leve jogos de mesa. Eu não tenho nenhum, mas certamente haverá quem tenha. Quanto a cartas convencionais, levo eu.
- Não se preocupem com comida e/ou bebida por antecipação. A não ser que queiram levar algo específico de cá ou que queiram surpreender-nos com um bolo para a noite de sexta... :) A minha sugestão é comprarmos o que necessitamos em Vieira. Ou seja, passarmos primeiro em casa para ver o que há e ir então ao supermercado, isto ainda na sexta-feira, claro. Como cá, o Pingo Doce de lá, fecha às 21h, por isso teremos tempo. Em relação ao jantar de sexta, sugiro comermos fora, havendo boas (e não demasiado caras) opções locais. Desta forma, evitaremos ter de cozinhar na primeira noite, o que atrasaria o jantar e gastar-nos-ia tempo que podemos usufruir de uma forma melhor.
- Levarei uma coluna boa que tenho em casa à qual pode-se ligar leitores de mp3. Levarei o meu; se quiserem, levem também os vossos (isto para quem tem, claro).
- Finalmente, em relação a hora de saída do Porto e a carros, veremos a melhor opção durante os próximos dias. Precisaremos sempre de dois carros, sendo que um será certamente o meu. Quanto à hora, eu estarei despachado a meio da tarde. Se puderem, tragam as malas para cá para evitarmos ter de andar de casa em casa no trânsito do fim de tarde. Caso não possam, não há problema nenhum, visto que até já há uma pessoa (Joaninha) que garantidamente precisará de ir a casa ao fim da tarde, tendo eu já prometido que irei lá com ela.
Caso tenham sugestões, façam-nas comentando esta mensagem, por favor.
Pedindo desculpa pela extensão do texto (que creio ser compreensível),
A Vossa,
Tatiana Romanova
sábado, 14 de novembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Como se já não houvesse atractivos...
Soube hoje que têm andado javalis todas as noites no terreno familiar onde decorrerá o evento cigano que todos sabem, bem como nos terrenos limítrofes que são de tios meus... Tendo em conta que são animais furtivos e noctívagos, teremos então uma actividade radical para as noites que passarmos em Vieira: CAÇA AO JAVALI! Não só evitaríamos que os animais dessem cabo das árvores recém-plantadas (coisa que eles têm feito), como poderíamos assá-los no espeto e assim evitaríamos idas ao supermercado/talho. Como vantagem extra e mais importante, teríamos a possibilidade de ter um novo divertimento para as longas noites que nos esperam, o que, tendo em conta que é provável que estejamos alcoolizados, torna tudo muito mais apelativo! O risco que há é matarmo-nos uns aos outros, mas talvez haja quem tenha vontade de fazer sangue humano, vá-se lá saber...
Espero que, com este argumento, tenho desfeito as dúvidas de quem ainda não se decidiu...
P.S.: Necessário o uso de armas de fogo, porque, com floretes, nem perto dos javalis conseguimos chegar...
domingo, 1 de novembro de 2009
Uma sugestão completamente diferente
Depois da longa e divertida noite da passada sexta-feira, ponderei organizar o próximo IFT FêNêFÊ. Vai daí, e depois de consultar quem de direito, decidi definitivamente convidar Vossas Excelências para passarem o último fim-de-semana de Novembro na casa que sabem que é de família em Vieira do Minho.
Como alguns sabem, não é a primeira vez que organizo um fim-de-semana lá, daí que não temam que eu rebente com a casa. Aliás, creio que depois de ter surpreendido quem teve a honra de vir a minha casa na passada sexta-feira com a ordem aqui reinante, creio ter ganho algum crédito...
Além duma fabulosa mesa de matrecos, da proximidade do Gerês, da barragem da Caniçada pertíssimo, do conforto da casa (não temam o frio, garanto-vos), da boa comida local e do muito gosto que terei em mostrar-vos a quinta, terão também álcool a rodos, que é, afinal, o que move a maioria de nós.
Como é lógico, os acompanhantes (oficiais ou assim mais ou menos) estão convidados. Haverá espaço para todos, outra garantia minha, nem que seja necessário dormir-se na sala, o que não retira conforto, uma vez que os sofás são grandes e confortáveis.
Como é natural, o meu gosto será tanto maior quantos mais estivermos. Aguardo então as vossas respostas.
P.S.: Peço desculpa pelo comprimento desta mensagem, mas estou certo que entendem o motivo. Por mim, iria na sexta-feira, dia 27, e regressaria no domingo, dia 29, mas cada um vai e vem quando muito bem quiser e puder.
A Vossa,
Tatiana Romanova
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Coffee Break (actualizado)
Obrigadinho Tatiana pela sugestão.
(Neste blog em dimínutivo, respeitinho é que é preciso)
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Performance Inigualavel!!!
domingo, 25 de outubro de 2009
Post estupidamente grade só para chatear
Os Lusíadas - Canto I |
|
Bipolaridade e fotografias
Gostava apenas de deixar claro que as músicas que aqui pus tinham a ver com as discussões então presentes e que a recomendação cinematográfica tem tudo a ver com o meu alter-ego virtual.
Por fim, uma pergunta: o que é feito das fotografias do jantar de despedida da Justiceira?
Enjoy the silence
Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
Painful to me
Pierce right through me
Cant you understand
Oh my little girl
All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm
Vows are spoken
To be broken
Feelings are intense
Words are trivial
Pleasures remain
So does the pain
Words are meaningless
And forgettable
All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm
Enjoy the silence
sábado, 24 de outubro de 2009
If you can´t beat them, join them
Know it sounds funny but I just can't stand the pain
Girl I'm leaving you tomorrow
Seems to me girl you know I've done all I can
You see I begged, stole and I borrowed
Yeah
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning
I wanna be high
Soo high
I wanna be free to know the things I do are right
I wanna be free
Just me
Oh baby
That's why
I'm easy
I'm easy like sunday morning
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Para quem sofre de azia mental
Dói-me a cabeça hoje, e é talvez do estômago que me dói. Mas a dor, uma vez sugerida do estômago à cabeça, vai interromper as meditações que tenho por detrás de ter cérebro. "
Bernardo Soares
FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
KOMPENSAN S 340 mg + 30 mg comprimidos
Carbonato de di-hidróxido de alumínio e sódio, Dimeticone
Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.
Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.
Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; pode ser-lhes
prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos
secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Se isto é um blog
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Veia intelectual
:: Dia 31 Sábado
Auditório
18h30
Ciclo de Conversas sobre Viagens e outras Deslocações
Convidado: Gonçalo Cadilhe
Co-organização: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa/ Clube Literário do Porto.
«Pela Patagónia abaixo, pela Indonésia acima, pelas ilhas do Pacífico e do Índico, pelos mares da Tasmânia ou das Caraíbas, pelas cidades dos Andes, da Europa e de África, o olhar maravilhado do viajante percorre a Terra com uma certeza: a lua pode esperar».
É neste deambular que o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com o Clube Literário do Porto, o convida a participar neste 2º Encontro de «Conversas sobre viagens e outras deslocações», que contará com a presença do escritor-viajante Gonçalo Cadilhe.
O autor será apresentado pela Prof.ª Dr.ª Fátima Outeirinho e pela Dr.ª Dulce Soares.
A propósito de despedidas laborais...
Mas de repente, e no próprio imaginar, que fazia num café no feriado modesto do meio-dia, uma impressão de desagrado me assaltou o sonho: senti que teria pena. Sim, digo-o como se o dissesse circunstanciadamente: teria pena. O patrão Vasques, o guarda-livros Moreira, o caixa Borges, os bons rapazes todos, o garoto alegre que leva as cartas ao correio, o moço de todos os fretes, o gato meigo – tudo isso se tornou parte da minha vida; não poderia deixar tudo isso sem chorar, sem compreender que, por mau que me parecesse, era parte de mim que ficava com eles todos, que o separar-me deles era uma metade e semelhança da morte.
Aliás, se amanhã me apartasse deles todos, e despisse este trajo da Rua dos Douradores, a que outra coisa me chegaria – porque a outra me haveria de chegar?, de que outro trajo me vestiria – porque de outro me haveria de vestir?
Todos temos o patrão Vasques, para uns visível, para outros invisível. Para mim chama-se realmente Vasques, e é um homem sadio, agradável, de vez em quando brusco mas sem lado de dentro, interesseiro mas no fundo justo, com uma justiça que falta a muitos grandes génios e a muitas maravilhas humanas da civilização, direita e esquerda. Para outros será a vaidade, a ânsia de maior riqueza, a glória, a imortalidade… Prefiro o Vasques homem meu patrão, que é mais tratável, nas horas difíceis, que todos os patrões abstractos do mundo.
Considerando que eu ganhava pouco, disse-me o outro dia um amigo, sócio de uma firma que é próspera por negócios com todo o Estado: «Você é explorado, Soares.» Recordou-me isso de que o sou; mas como na vida temos todos que ser explorados, pergunto se valerá menos a pena ser explorado pelo Vasques das fazendas do que pela vaidade, pela glória, pelo despeito, pela inveja ou pelo impossível.
Há os que Deus mesmo explora, e são profetas e santos na vacuidade do mundo.
E recolho-me, como ao lar que os outros têm, à casa alheia, escritório amplo, da Rua dos Douradores. Achego-me à minha secretária como a um baluarte contra a vida. Tenho ternura, ternura até às lágrimas, pelos meus livros de outros em que escrituro, pelo tinteiro velho de que me sirvo, pelas costas dobradas do Sérgio, que faz guias de remessa um pouco para além de mim. Tenho amor a isto, talvez porque não tenha mais nada que amar – ou talvez, também, porque nada valha o amor de uma alma, e, se temos por sentimento que o dar, tanto vale dá-lo ao pequeno aspecto do meu tinteiro como à grande indiferença das estrelas."
Bernardo Soares, Livro do Desassossego
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
R.P. brilha nos Açores!
Música "ligeira" Portuguesa
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Justiceira's Farewell!!!
Marquem já na vossa agenda:
23 de Outubro, sexta-feira, jantar de despedida da nossa Justiceira!!!
Ao longo da semana serão informados da hora e do local do evento!!!
Joaninha
Recomendação cultural
Quanto ao "Morrer Como Um Homem", há quanto tempo não vão ver um filme português? Digo-vos que terão o prazer de assistir a, provavelmente, duas das melhores cenas do cinema português de 2009.
Fica o trailer:
Aviso: o filme é melhor e mais denso que o trailer. Outro aviso: apesar de ser longo demais (demasiadas quebras) e de o argumento não ser propriamente algo nunca visto, é um filme bom. Aviso último: há cenas sexualmente explícitas.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Cozinhar, afinal, é FACIL
Vão ver que além de tornar tudo MUITO mais fácil (para os homens) ainda evita perder qualquer lance importante do jogo!!!
Ora entao cá vai disto:
Bacalhau com cerveja (receita premiada)
Ingredientes:
- bacalhau,
- espinafre,
- azeite,
- alho,
- cebola,
- batatas,
- sal,
- cerveja,
- Mulher.
Modo de preparação:
Ponha a mulher na cozinha com todos os ingredientes (menos a cerveja,claro!) e feche a porta.Tome umas cervejinhas e assista ao resumo dos jogos da 1ª Liga. Quando ouvir 'PRÁ MESA!', o prato está pronto para comer.É uma delícia e praticamente não dá trabalho nenhum.
Bom apetite! E boa sorte para o jogo!
PS: para quem não for adepto de bacalhau pode sempre optar por outro prato, desde que não esqueça o ingrediente chave!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Verdades que só se encontram no Facebook: dedicado à Justiceira que ainda não está lá e que não sabe o que perde
Educação pela arte - informação
A propósito, se tiverem curiosidade, espreitem o link http://issuu.com/jup_njap/docs/fev_issuu e vejam a página 9.
Entretanto, acrescento alguns items à discussão.
(1) Apesar de bebés/crianças/jovens/adultos/idosos poderem (alguns terem que) passar a maior parte das horas úteis do dia nas escolas, o pilar da educação continua a ser dada em casa, não?
(2) Mais do que ensinar, dar o exemplo, não?
(3) Como alguém já disse "O professor abre a porta, mas tu é que tens que entrar.", não?
(4) Tomar a decisão de educar um filho pela arte não poderá ser também uma forma de o obrigar a...?
E, por fim, a título de piada. Esse senhor dos vídeos, sem som e com legendas em português do Brasil... hum... ainda tenho algumas dúvidas: será ou terá sido pastor da IURD ou protagonista de comédia em pé (do "stand-up comedy")? Realmente faltou-me a "coragem" para ver até ao fim.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
De Luto
E já agora quantos de vocês sabiam que morreu o gato do Bill Clinton?
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
O meu lado feminino
Agora que a Whitney Houston parece estar de volta, achei por bem recordar essa artista de músicas e filmes lendários. É mais ou menos da mesma geração da maioria das senhoras do IFT...
Nota: para quem não tem Facebook e por isso não percebe a piada, só tenho uma coisa a dizer: ACTUALIZEM-SE!! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Plano de contigência
1) Apontar a hora de chegada dos funcionários do IFT (pelo menos daqueles que chegam depois de mim);
2) Colocar papel na impressora ao meu lado.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
O último a sair que feche a porta (II)
Em conversa há dias com a Joaninha (que prontificou-se a contar-me os últimos desenvolvimentos relacionados com o jone e a Gata das Botas - e o desbocado sou eu??), previ que, daqui a uns anos, sobrarão apenas a própria Joaninha, a Noviça, os chefes, a Dona Pilar e, quem sabe e na loucura, a Tess e o Boneco. Talvez o Alferes também cá esteja, para haver a fantástica relação de um investigador por cada chefe... Como está bom de ver, este cenário fará com que o Instituto da Felicidade Teórica fique exposto a uma qualquer OPA, definhe e feche para balanço.
Temo, por tudo isto, que se adiarmos indefinidimente a festa de despedida da Justiceira e do jone, deparar-nos-emos com a necessidade de despedirmo-nos de todo o Instituto. Fica dado o aviso. Não digam que não avisei. A Pomba Gira fazia previsões através do transe e da loucura; a mim, basta estar com os olhos bem abertos e ter informadoras desbocadas...